Gil Scott Heron


Considerado um dos precursores do hip-hop por misturar poesia cantada com jazz, funk, soul e ritmos latinos, Gil Scott-Heron ficou conhecido depois de The Revolution Will Not Be Televised.
Ele nasceu em Chicago, em 1949, e cresceu nas ruas do Bronx, bairro barra pesada de Nova York, portanto, forjado nas ruas do que há de pior na América. Cresceu sabendo disso e lançou seu primeiro livro quando ainda cursava o curso secundário aos 19 anos. The Vulture permaneceu como um de seus principais poemas.

A carreira musical começou em 1970 com o lançamento de Small Talk at 125th and Lenox, com a primeira versão de “The Revolution Will Not Be Televised”. Seu último trabalho foi I’m New Here, em 2010.
Por abordar as lutas cívicas e as convulsões sociais dos anos 60 e 70, por muitos anos Heron foi apresentado como o Bob Dylan negro.
Heron era um poeta e poucos versaram como ele sobre o período citado. Cruzou informações e criou o Rap sem saber onde ia chegar. Mas não é assim que as revoluções acontecem?
Atuava para as platéias negras influenciado pela “spoken-word” do poeta e ativista Amiri Baraka ou com o jazz de Coltrane e Miles Davis. Homenageou ambos e também Jimi Hendrix, Charlie Parker, Eric Dolphy, Lee Morgan em Ain’t No New Thing onde declarou guerra ao ícones brancos que, dizia ele, ter tirado tudo de seu povo.
Ao longo de quatro décadas, o cantor lançou mais de 20 discos. “We’re New Here”, lançado já este ano, foi o seu último álbum, tratando-se de uma recriação do álbum “I’m New Here” de 2010, concretizada por Jamie xx (do grupo The xx) e Gil Scott-Heron.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s