1959 – O ano que mudou o Jazz

1959,  foi um ano fundamental para o jazz. Os músicos começaram a quebrar com o bebop, experimentando, explorando, e incursando por novos campos e formas do estilo.
Com isso quatro belíssimos LPs surgiram, naquele ano: Kind of Blue de Miles Davis; Time Out de Dave Brubeck; Mingus Ah Um de Charles Mingus; e The Shape of Jazz to Come de Ornette Coleman.
Além disso, 1959 apresentava uma América à beira de convulsões sociais e políticas. Integração, Vietnã, a Crise dos Mísseis Cubanos…
Este período de transformação foi muito bem retratado pelo, recente documentário, da BBC, 1959: The Year that Changed Jazz. O projeto traz entrevistas com Brubeck, Coleman, Lou Reed,Herbie Hancock e está disponível em quatro partes (todas ai embaixo), vale o play!

Parte 1

Parte 2

Parte 3

Parte 4

3 Respostas para “1959 – O ano que mudou o Jazz

  1. Fodão o documentário. Além destes quatro importantíssimos álbuns, 1959 foi um ano que revolucionou a música em todo o globo. Foi o ano em que João Gilberto lançou ‘Chega de Saudade’ que, se analisarmos bem, representa um outro tipo de avanço no jazz por traçar uma ponte entre o cool jazz e o samba, com aquela forma angustiante e complexa de João ao tocar violão.

    Também foi o ano de “What’d I Say”, de Ray Charles, que rompeu barreiras com a gospel music, o R&B e o próprio rock (que não é campo de Ray) com as falas improvisadas e seção rítmica repleta de groove que interligava e, ao mesmo tempo, se distanciava de todos os outros ritmos.

    Muito bom mesmo! Pena meu blog estar temporariamente fora do ar, senão iria compartilhar também.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s